Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O documento com o manuscrito está em formato Word, espaçamento duplo e com fonte de letra Arial ou Times New Roman com 12 pts.
  • O manuscrito não inclui identificação dos autores em qualquer parte do documento, mesmo nas propriedades do documento, fontes de dados, tabelas, mapas ou como referências bibliográficas facilmente identificáveis.
  • Os arquivos complementares com gráficos, tabelas, mapas e outras ilustrações em formato editável e identificados (numeração) da mesma forma que no texto, conforme as instruções (caso não tenha certeza que o arquivo é editável, consulte a equipe da Revista), estão prontos para serem anexados à submissão.
  • Todos os elementos gráficos (gráficos, mapas, ilustrações em geral) e tabelas foram incluidos no corpo do texto próximo ao local onde devem aparecer no texto.
  • O manuscrito contempla todas as normas de formatação, conforme instruções.
  • Os dados de nome completo, contato (e-mail), país de residência, ORCID, instituição/afiliação e resumo da biografia (titulação máxima, local de formação, atuação profissional e endereço para correspondência) foram incluídas no cadastro de todos os autores.
  • O resumo contém ao redor de 200 palavras e foi informado nos 3 idiomas (português, inglês e espanhol, que devem ser traduções fiéis e não versões do resumo no idioma original).
  • O título e as palavras-chave foram informados nos 3 idiomas (português, inglês e espanhol).
  • O título, resumo e palavras-chave nos três idiomas foram incluídos no arquivo do manuscrito.

Diretrizes para Autores

A submissão deve ser feita online pelo sistema de submissão. Siga os seguintes passos:
Passo 1. Cadastre-se no site da revista .
Passo 2. Preencha todos os dados completos do autor de correspondência e certifique-se que todos os coautores terão seus dados completos no cadastro. É necessário cadastrar previamente os coautores.
Passo 3. Antes de iniciar a submissão, confirme se cumpre com as  seguintes condições, que precisam ser informadas no início da submissão:

  1. O documento com o manuscrito está em formato Word, espaçamento duplo e com fonte de letra Arial ou Times New Roman com 12 pts e contém numeração de página.
  2. O manuscrito não inclui identificação dos autores em qualquer parte do documento, mesmo nas propriedades do documento, fontes de dados, tabelas, mapas ou como referências bibliográficas facilmente identificáveis.
  3. Possui todos os arquivos complementares com gráficos, tabelas, mapas e outras ilustrações em formato editável e identificados (numeração) da mesma forma que no texto, conforme as instruções (caso não tenha certeza que o arquivo é editável, consulte a equipe da Revista). Estes arquivos devem ser enviados na submissão, na etapa de "Transferência de documentos suplementares", que apesar de ser uma etapa opcional, quando o texto inclui gráficos, mapas, figuras, esquemas, ou outros elementos gráficos que foram feitos em outro software que não o Word, precisam ser anexados como arquivos suplementares. Para facilitar, às vezes é recomendado enviar um único arquivo compactado com todos os demais arquivos (se não exceder o tamanho permitido, que pode variar dependendo da velocidade de conexão). Também, certifique-se de identificar claramente estes arquivos com as referências usadas no texto (número de gráficos, mapas, etc.).
  4. Todos os elementos gráficos (gráficos, mapas, ilustrações em geral) e tabelas foram incluidos no corpo do texto próximo ao local onde devem aparecer no texto. Os mesmos poderão ser coloridos.
  5. O manuscrito contempla todas as normas de formatação, conforme instruções.
  6. Os dados de nome completo, contato (e-mail), país de residência, ORCID, instituição/afiliação e resumo da biografia (titulação máxima, local de formação, atuação profissional e endereço para correspondência) foram inclusídas no cadastro de todos os autores. 
  7. O resumo contém ao redor de 200 palavras e foi informado nos 3 idiomas (português, inglês e espanhol, que devem ser traduções fiéis e não versões do resumo no idioma original).
  8. O título e as palavras-chave foram informados nos 3 idiomas (português, inglês e espanhol).
  9. O título, resumo e palavras-chave nos três idiomas foram incluídos no arquivo do manuscrito.

Estas condições terão que ser confirmadas. Para não ter atrasos ou recusa na submissão, certifique-se de cumprir com estas normas (não confirme caso não as tenha cumprido, pois isto implicará em recusa de submissão).

Tipos de submissões permitidas

A Rebep aceita manuscritos para publicação em três idiomas (Português Inglês e Espanhol) nas seguintes categorias:

  • Artigos de revisão: revisão crítica da literatura – não somente revisões bibliográficas – sobre temas no campo dos estudos populacionais e áreas correlatas (máximo de 10.000 palavras e três ilustrações);
  • Artigos originais: resultados de pesquisa empírica, teórica experimental ou conceitual (máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações);
  • Nota técnica ou Notas de pesquisa: apresentação de análises prévias de pesquisas, cujos resultados sejam relevantes (máximo de 3.000 palavras e três ilustrações);
  • Ponto de vista: opinião qualificada sobre tema de relevância ou crítica a artigo publicado em fascículo imediatamente anterior (máximo de 3.000 palavras e duas ilustrações);
  • Resenha: revisão crítica de livros publicados nos últimos três anos (máximo de 3.000 palavras);
  • Debate: ensaios teóricos opinativos relacionados à discussão da dinâmica demográfica, seguidos de avaliações de autores convidados pelo editor e de resposta do autor do artigo principal (máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações).

Política de avaliação

As avaliações seguirão as éticas de avaliação duplo-cega.

Os textos submetidos serão enviados anonimamente a dois pareceristas, especialistas no tema, para avaliação criteriosa da sua qualidade. Em caso de divergência de opiniões, o artigo será enviado a um terceiro especialista. Os trabalhos que forem recomendados para publicação com revisão de conteúdo serão enviados novamente a dois pareceristas, de preferência os mesmos do processo inicial.

Cabe ao Comitê Editorial da Rebep, responsável pelo número específico da revista, a aprovação final de um artigo para publicação que tenha sido aprovado condicionalmente no processo duplo-cego. Cabe também ao Comitê Editorial o direito de fazer pequenas modificações no texto final, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista, que seguem as normas da ABNT.

Os autores comprometem-se a não enviar um artigo em avaliação a outras revistas por, pelo menos, três meses após o aceite da submissão. A desistência da submissão após este prazo deve ser registrada com notificação ao editor da revista.

O aceite da submissão de um manuscrito depende de avaliação do cumprimento dos requisitos de formatação e, principalmente, análise inicial do Comitê Editorial sobre a aderência do manuscrito ao escopo da revista.

Diretrizes para autores para preparação dos manuscritos

Resumo
O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes do artigo, devendo ser fornecido tanto para os artigos de revisão quanto para os originais e notas de pesquisa. Deve conter cerca de 200 palavras ou até 1.200 caracteres, incluindo espaço em branco, e seguir a norma da ABNT 6028 (um único parágrafo indicando o objetivo, o método, os resultados e a principal conclusão do documento).

O resumo deve ser enviado nos três idiomas: português, inglês e espanhol. As traduções devem ser fiéis ao resumo enviado no idioma original do artigo.

Palavras-chave
Deverão ser indicadas de três a seis palavras-chave (normas ABNT) no momento da submissão do artigo nos três idiomas.

Formatação do texto
O manuscrito deve ser digitado em Word (versão 6.0 ou superior), com espaço duplo, utilizando-se fonte de letra Arial ou Times New Roman 12.

O manuscrito não pode conter a identificação de nenhum dos autores (inclusive retirar identificação da propriedades do documento). Deve ter título, resumo, texto e referências bibliográficas, além de incluir todos os elementos gráficos no corpo do texto. Adicionalmente, os elementos gráficos/tabelas/mapas/quadros/figuras devem ser enviados em arquivos complementares (veja instruções a seguir).

  • Citações: as transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As transcrições com mais de três linhas devem ser evitadas e, quando necessárias, aparecem destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra menor do que o utilizado no texto e sem as aspas. Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre colchetes. Utiliza-se o sistema autor-data-número da página entre parênteses para a identificação da fonte de citação (ABNT NBR 10520).
  • Notas explicativas: são utilizadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto. Devem ser mantidas ao mínimo e inseridas como notas de rodapé, em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo (ABNT NBR 10520).
  • Elementos complementares: tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO, GRÁFICO, MAPA ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto.
  • Os títulos dos elementos complementares devem identificar claramente o seu conteúdo, com a explicitação das variáveis e grupos populacionais referidos, com identificação do local e data/período a que se referem os dados. Os títulos dos eixos dos gráficos devem ser explicitados.
  • A fonte dos dados utilizados nesses elementos deve identificar claramente a base de dados, com informação sobre o produtor dos dados, a base especificamente e o(s) ano(s) de referência, seguindo as normas da ABNT. Mudanças feitas pelos autores nos dados podem ser indicadas em 'Nota', abaixo da fonte de dados, assim como a autorização obtida dos editores para reprodução de objetos tomados/adaptados de outras publicações. Supõe-se que os dados foram elaborados pelos autores, portanto, esta indicação de elaboração não deve constar nestes elementos gráficos/tabelas/mapas, etc. O item "fonte" deve indicar a fonte dos dados e não quem elaborou o elemento gráfico.
  • Gráficos e mapas devem ser enviados em formatos editáveis (não como figuras). Por exemplo, se gerados em planilhas de cálculo, devem ser enviados em um arquivo de planilha com cada elemento identificado da mesma forma que aparece no texto em Word. Gráficos que não foram gerados em planilha de cálculo devem ser enviados em formato EPS, WMF ou PDF editável com alta resolução. Mapas e fotos também devem ser enviados em formato editável. O título principal e a fonte de dados não devem ser incluídos como parte destes elementos, mas sim de forma separada no texto.
  • Os gráficos, tabelas, mapas e figuras poderão ser coloridos.
  • Ao longo do artigo as referências devem aparecer com indicação do sobrenome do autor e data de publicação e para referências literais acrescentar o número da(s) página(s) transcritas(s). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor no mesmo ano, utilizar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo: (Mortara, 1982a, p. 427).
  • Ao final do artigo as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta) do primeiro autor citado. Não há recuo da segunda linha em relação à primeira. A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o modelo a seguir.

Referências bibliográficas
Os elementos essenciais são autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data de publicação, páginas e volumes (se houver) (ABNT NBR 6023).

  • Livro
    SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora e ano de publicação. Ex.: NEWELL, C. Methods and models in demography. New York: Guilford Press, 1988.
  • Capítulo de livro
    SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial-final do capítulo referenciado. Ex.: ABOUZAHR, C. Maternal mortality overview. In: MURRAY, C. J. L.; LOPEZ, A. D. (Orgs.). Health dimensions of sex and reproduction. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1998, p. 111-164.
  • Artigo de periódico
    SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título do periódico, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, data de publicação. Ex.: SCHELLEKENS, J. Family allowances and fertility: socioeconomic differences. Demography, v. 46, n. 3, p. 461-468, 2009.
  • Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos
    SOBRENOME, inicial do prenome do autor. Título da tese. Tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), vinculação acadêmica, local e data de defesa. Ex: CURTIS, S. L. Birth spacing, death clustering and infant mortality in Brazil. Ph.D, University of Southampton, U.K., 1992.
  • Documentos em meio eletrônico
    Obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:", e a data do acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:". Ex.: AHMAN, E.; DOLEA, C.; SHAH, I. The global burden of unsafe abortion in the year 2000. In: WHO – World Health Organization. Health statistics and health information systems. [S.d.]. Disponível em: <http://www.who.int/healthinfo/statistics/bod_abortions.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2009.

    Atenção: A Rebep não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

    Observações

    1. Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pelo editor, com base no texto recebido, cabendo aos autores a responsabilidade pelo original enviado.

    2. Todos os trabalhos aparecerão assinados, refletindo as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial ou da revista.

    3. A Rebep adota a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.

     

    Antes de enviar seu manuscrito, consulte os últimos números da revista para observar os formatos usados nos artigos para que sua submissão não seja recusada por não cumprimento de normas de submissão.

     

Artigos originais

Política padrão

Artigos de revisão

Política padrão de seção

Nota técnica

Política padrão

Resenha

Política padrão

Ponto de Vista

Política padrão

Debate

Política padrão

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não serão colocados à disposição para outras finalidades ou para terceiros.