Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil

Autores

  • Ricardo Alexandrino Garcia Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7144-9866
  • Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio de Janeiro-RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3161-5791
  • Adriana de Miranda-Ribeiro Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6845-7926

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0152

Palavras-chave:

Qualidade do ensino, Desempenho escolar, Ensino médio, Mineração de dados, Enem, Brasil

Resumo

O artigo identifica e discute fatores escolares que mais influenciam a qualidade do ensino médio no Brasil: rendimento escolar, infraestrutura ou prática docente. Foram utilizados os dados do Censo Escolar e do Exame Nacional do Ensino Médio. A técnica de mineração de dados levantou características-chave para o bom desempenho escolar. Um modelo de regressão logística identificou os fatores escolares que mais influenciam o desempenho escolar dos alunos da rede pública de ensino médio regular no Brasil. Investigaram-se, também, os diferenciais de desempenho escolar de alunos do ensino médio segundo o tipo de escola e tipo de ensino, bem como os diferenciais interestaduais, considerando o sistema público de ensino médio regular. Os resultados apontam que alunos de escolas estaduais estão em desvantagem e que os de escolas privadas e federais possuem desempenho semelhante, quando considerado apenas o tipo de escola. Ao se levar em conta também o tipo de ensino, os alunos do ensino regular das escolas federais apresentam o melhor desempenho, cerca de 1,3 vez maior do que o dos alunos das escolas estaduais. Não há grandes disparidades interestaduais, embora os resultados apontem diferenciação regional. Dentre os fatores escolares, a qualificação docente se mostrou o fator mais impactante no desempenho escolar.

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Biografia do Autor

Ricardo Alexandrino Garcia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Ricardo Alexandrino Garcia é professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto é professor titular aposentado do Departamento de Demografia e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Adriana de Miranda-Ribeiro, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Adriana de Miranda-Ribeiro é professora adjunta do Departamento de Demografia e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Alexandrino Garcia, R., Luiz Gonçalves Rios-Neto, E., & Miranda-Ribeiro, A. de. (2021). Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil. Revista Brasileira De Estudos De População, 38, 1–32. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0152

Edição

Seção

Artigos originais