Contraceptivo de emergência no Chile: estruturação da sua demanda em função das variáveis socioeconômicas

Autores

  • José Manuel Morán Faúndes Universidad Nacional de Córdoba

Palavras-chave:

Contraceptivo de emergência, Pílula do dia seguinte, Chile, Reprodução, Fertilidade

Resumo

Em janeiro de 2010 foi aprovada, no Chile, a Lei n. 20.418 que restabeleceu a entrega do contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte) no serviço público de saúde do país, que tinha sido proibida pelo Tribunal Constitucional, em 2007. Mais de um ano depois da entrada em vigor da Lei, o Ministério da Saúde publicou dados oficiais sobre a entrega deste método contraceptivo para o ano de 2010, o que abre novas possibilidades para entender os níveis de acessibilidade e de demanda. O presente trabalho analisa, pela primeira vez, a estrutura desta demanda no Sistema Nacional de Serviços de Saúde, avaliando a incidência de três variáveis socioeconômicas: a condição econômica, a escolaridade e a área de residência. Os resultados mostram que a taxa média de consultas pelo contraceptivo de emergência, entre mulheres de 15 a 44 anos, foi de 2,53 consultas por mil mulheres em idade fértil. Essa taxa corresponde a 4,27, para as adolescentes de 15 a 19 anos, e a 2,1, entre as mulheres de 20 a 44 anos. Os maiores níveis da demanda foram registrados nas comunidades com indicadores socioeconômicos deficientes (comunidades de baixa renda), ou seja, elevadas proporções de população de comunidades de baixo poder aquisitivo, de pessoas sem ensino médio completo e de população residente nas zonas rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Morán Faúndes, Universidad Nacional de Córdoba

Doctorando en Estudios Sociales de América Latina (Universidad Nacional de Córdoba), maestro en Sociología
(Universidad Nacional de Córdoba), cientísta político Pontificia Universidad Católica de Chile). Becario Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (jmfmoran@gmail.com).

Publicado

2013-07-22

Como Citar

Faúndes, J. M. M. (2013). Contraceptivo de emergência no Chile: estruturação da sua demanda em função das variáveis socioeconômicas. Revista Brasileira De Estudos De População, 30(1), 125–144. Recuperado de https://www.rebep.org.br/revista/article/view/17

Edição

Seção

Artigos originais