Desigualdades acadêmicas induzidas pelo contexto escolar

Autores

  • Cibele Comini César UFMG
  • José Francisco Soares UFMG

Resumo

O desempenho acadêmico é influenciado por diversos fatores, usualmente classificados em dois grandes grupos: alunos (gênero, condição socioeconômica etc.) e ambiente escolar (rede de ensino, formação do corpo docente, capacidade de liderança do diretor etc.). Além destes fatores, deve-seconsiderar o efeito da turma sobre o desempenho de um aluno específico, conhecido na literatura por efeito contextual ou efeito de pares. Este artigo avalia como o efeito socioeconômico dos pares deve ser considerado em um estudo do desempenho acadêmico dos alunos. Em geral, a introdução do fator é feita por meio da inclusão da média da variável calculada em cada turma. Utilizando os resultados do teste de Matemática da 8ª série do SAEB-99, mostra-se que a inclusão da média não é suficiente para captar todo o efeito dos pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-12-31

Como Citar

César, C. C., & Soares, J. F. (2001). Desigualdades acadêmicas induzidas pelo contexto escolar. Revista Brasileira De Estudos De População, 18(1/2), 97–110. Recuperado de https://www.rebep.org.br/revista/article/view/346

Edição

Seção

Artigos originais