Impactos da estrutura etária em indicadores de educação no Brasil, 1991

Autores

  • Juliana de Lucena Ruas Riani Cedeplar/UFMG

Resumo

O artigo analisa a relação existente entre o tamanho relativo da população em idade escolar e a quantidade e qualidade do ensino fundamental no Brasil, através de uma análise cross section dos municípios brasileiros no ano de 1991, utilizando como referência metodológica o trabalho de Schultz (1987). Desta forma, avalia-se se a queda da fecundidade, com alterações na razão de dependência, terá um impacto positivo na quantidade e na qualidade do ensino brasileiro. O trabalho faz também uma análise descritiva dos estados e municípios levando em consideração alguns indicadores educacionais, permitindo estudar as particularidades destes indicadores. Conclui que uma queda da fecundidade e, conseqüentemente, uma diminuição proporcional na população jovem trarão impactos positivos no sistema educacional, proporcionando um aumento da cobertura do ensino público e uma melhora na sua qualidade.

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Publicado

2001-12-31

Como Citar

Riani, J. de L. R. (2001). Impactos da estrutura etária em indicadores de educação no Brasil, 1991. Revista Brasileira De Estudos De População, 18(1/2), 15–33. Recuperado de https://www.rebep.org.br/revista/article/view/349

Edição

Seção

Artigos originais