Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social

Autores

  • Marco Túlio Aniceto França Universidade Federal do Paraná
  • Flávio de Oliveira Gonçalves Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Desigualdade, Democracia, Qualidade escolar, Modelos multiníveis

Resumo

A educação restringe/amplia as oportunidades econômicas do indivíduo durante seu ciclo de vida. O sistema educacional de um país ou região tem papel fundamental na geração de igualdade de oportunidades. O artigo investiga os sistemas de ensino público (municipal e estadual) no Brasil e sua relação com a desigualdade. Os entes federados mais desiguais têm sistemas educacionais menos eficazes em prover ensino de qualidade, contudo, um maior nível de democracia aumenta esta eficácia. As desigualdades de riqueza, cor e nível sociocultural da família afetam o desempenho do indivíduo, independentemente da qualidade escolar, o que justifica políticas focalizadas que promovam igualdade de oportunidade por meio da educação.

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

França, M. T. A., & Gonçalves, F. de O. (2012). Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social. Revista Brasileira De Estudos De População, 29(2), 303–322. Recuperado de https://www.rebep.org.br/revista/article/view/35

Edição

Seção

Artigos originais