Qualidade das informações sobre fecundidade no Censo Demográfico de 2010

Autores

  • Suzana M. Cavenaghi Ence/IBGE
  • José Eustáquio Diniz Alves Ence/IBGE

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-309820160010

Palavras-chave:

Qualidade da informação, Fecundidade, Métodos indiretos, Brasil

Resumo

O objetivo desta nota de pesquisa é examinar a qualidade da informação sobre fecundidade no Censo Demográfico brasileiro de 2010, para inferir sobre a precisão das estimativas da taxa de fecundidade total (TFT) e das taxas específicas por idade provenientes dessa fonte de dados. As bases de dados utilizadas são os microdados do Censo Demográfico de 2010 e o Sistema de Informações sobre Nascimentos (Sinasc) de 2009 e 2010. Serão aplicados indicadores demográficos básicos e o método indireto da razão P/F de Brass para a estimação da TFT, utilizando as duas fontes de dados. Os resultados mostram que os dados censitários são bastante consistentes, mas apresentam alguns problemas de subenumeração por idade da fecundidade corrente, como amplamente conhecido na demografia. Esta subenumeração deve ser levada em consideração na estimação do nível de fecundidade no país. As mudanças na estrutura da fecundidade afetam a TFT por ser taxa de período, mas o método P/F de Brass ainda mostra bons resultados. Ao final, são feitas recomendações para possíveis melhorias em novas coletas de dados, principalmente nos censos e pesquisas por amostra de domicílios, que são fontes essenciais para a estimação da fecundidade e acompanhamento de suas tendências, necessárias para a atualização das projeções desse indicador no médio e longo prazos.

DOI http://dx.doi.org/10.20947/S0102-309820160010

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana M. Cavenaghi, Ence/IBGE

Suzana M. Cavenaghi é doutora em demografia pela Universidade do Texas-Austin e professora e pesquisadora da Escola Nacional de Ciências  Estatísticas (Ence) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atuando no Programa de  Pós-Graduação e População, Território e Estatísticas Públicas.

José Eustáquio Diniz Alves, Ence/IBGE

José Eustáquio Diniz Alves é doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e
Planejamento Regional – Cedeplar da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com
pós-doutorado no Núcleo de Estudos de População – Nepo, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Professor titular do Programa de Pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – Ence, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Cavenaghi, S. M., & Alves, J. E. D. (2016). Qualidade das informações sobre fecundidade no Censo Demográfico de 2010. Revista Brasileira De Estudos De População, 33(1), 189–206. https://doi.org/10.20947/S0102-309820160010

Edição

Seção

Notas de pesquisa