Evidências da relação entre a frequência no ensino infantil e o desempenho dos alunos do ensino fundamental público no Brasil

Autores

  • Walcir Soares da Silva Junior Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil.
  • Flávio de Oliveira Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0015

Palavras-chave:

Ensino Infantil. Propensity Score Matching. Mínimos Quadrados Ponderados pelo Propensity Score.

Resumo

Este artigo tem por objetivo estimar o impacto da frequência ao ensino infantil na proficiência dos alunos do ensino fundamental público no Brasil, utilizando como proxy as notas dos alunos em português e matemática disponíveis no Prova Brasil 2011. Foi utilizada a metodologia de pareamento nos escores de propensão sob a hipótese de seleção por variáveis observáveis, que tem por objetivo encontrar um contrafactual. Para controlar as características relacionadas ao desempenho, foram estimadas regressões lineares pelo método duplamente robusto dos mínimos quadrados ponderados pelos escores de propensão. Foram encontrados efeitos positivos e significantes estatisticamente sobre as notas de português e matemática do 5º e 9º anos para alunos que iniciaram na pré-escola e para os alunos que iniciaram na creche em comparação com aqueles que iniciaram diretamente no primário.

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Biografia do Autor

Walcir Soares da Silva Junior, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil.

Doutorando do Programa de Pós- graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou estágio no Institute of Education (University College London, Inglaterra), com bolsa Capes – PDSE. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR e pesquisador do Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas Educacionais (Nappe), da UFPR.

Flávio de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil.

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília, visitou a Universita Cattolica Del Sacro Cuore di Milano (Doutorado sanduíche), Scuola Superiore Sant´Anna (Pós-Doutorado) e Universitá Bocconi. É Professor da Universidade Federal do Paraná, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico.

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

Silva Junior, W. S. da, & Gonçalves, F. de O. (2016). Evidências da relação entre a frequência no ensino infantil e o desempenho dos alunos do ensino fundamental público no Brasil. Revista Brasileira De Estudos De População, 33(2), 283–301. https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0015

Edição

Seção

Artigos originais