Uma análise da escolha do curso superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0056

Palavras-chave:

Ensino superior, capital humano heterogêneo, acesso ao ensino superior

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar os fatores que influenciam a escolha do tipo de curso superior no Brasil. A partir dos dados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 e da Sinopse de Educação Superior de 2000, modelamos a escolha do curso por parte do indivíduo usando o modelo logit condicional. As variáveis que condicionam esta escolha são: características individuais e familiares; relação candidato-vaga; tempo de duração do curso; e incentivos econômicos das carreiras (média e variabilidade do rendimento e desemprego). Esta análise é feita para o total de indivíduos que estavam em idade de prestar vestibular no ano de 2000. Os resultados indicam que os rendimentos e a taxa de desemprego influenciam apenas os indivíduos do quartil mais elevado, enquanto a concorrência possui maior impacto sobre a escolha dos indivíduos do quartil inferior de distribuição.

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Publicado

2018-06-11

Como Citar

Martins, F. dos S., & Machado, D. C. (2018). Uma análise da escolha do curso superior no Brasil. Revista Brasileira De Estudos De População, 35(1), 1–24. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0056

Edição

Seção

Artigos originais