Estrutura urbana e mobilidade populacional: implicações para o distanciamento social e disseminação da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0118

Palavras-chave:

Morfologia urbana, cidades compactas, cidades espraiadas, mobilidade urbana, COVID-19

Resumo

O mundo vem testemunhando a rápida disseminação dos casos confirmados da síndrome  respiratória aguda por meio do coronavírus (Sars-CoV-2 Covid-19). Nos primeiros meses de pandemia, as estatísticas indicam que as grandes cidades tornaram-se palcos destacados de contágio e disseminação da Covid-19. Diante desse cenário, o presente estudo oferece argumentos que auxiliam na construção e aferição preliminar de três hipóteses: a estrutura urbana e a organização das cidades interferem na taxa de distanciamento social e, portanto, no ritmo de contágio da doença; na cidade, a forma com que o sistema de transporte de pessoas está estruturado desempenha papel relevante no ritmo de disseminação da Covid-19; e a pandemia e as práticas de distanciamento físico e social alteram os padrões de mobilidade intraurbana. Analisam-se dados nacionais e regionais disponíveis em órgãos oficiais e outros trabalhos empíricos sobre a Covid-19 à luz de estudos teóricos sobre mobilidade urbana. Em seguida, por método indutivo, é feita uma associação destes dados aos diferentes modelos de cidades (compacta x espraiada), considerando, em especial, aspectos de mobilidade urbana. Os argumentos desenvolvidos nesse estudo parecem corroborar o teor central das hipóteses apresentadas. É preciso desenvolver modelos que incorporem estes elementos para avançarmos na compreensão da pandemia e, também, de elementos que auxiliem na construção de cidades mais resilientes a fenômenos como a Covid-19.

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Biografia do Autor

Guilherme de Castro Leiva, Cefet-MG

Guilherme de Castro Leiva é doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e arquiteto e urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc Minas). Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Douglas Sathler dos Reis, UFVJM

Douglas Sathler é doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e geógrafo pela UFMG. Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Romulo Dante Orrico Filho, UFRJ

Romulo Dante Orrico Filho é doutor em Urbanisme et Aménagement du Territoire pela Universidade de Paris e mestre em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes do Coppe/UFRJ.

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

de Castro Leiva, G., dos Reis, D. S., & Filho, R. D. O. . (2020). Estrutura urbana e mobilidade populacional: implicações para o distanciamento social e disseminação da Covid-19. Revista Brasileira De Estudos De População, 37, 1–22. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0118

Edição

Seção

Artigos originais