Projeções de mão de obra qualificada no Brasil: cenários para a disponibilidade de engenheiros até 2020

Autores

  • Rafael Henrique Moraes Pereira University of Oxford e IPEA
  • Paulo A. Meyer M. Nascimento IPEA
  • Thiago Costa Araújo IPEA

Palavras-chave:

Projeção demográfica, Ensino superior, Mão de obra qualificada, Engenharia

Resumo

Este estudo apresenta um método de projeção populacional capaz de estimar, para o Brasil, a oferta de mão de obra qualificada com nível superior de escolaridade em áreas específicas do conhecimento. Para tanto, emprega-se uma metodologia que utiliza um conjunto de bases de dados públicos (SIM/Datasus, Censo Demográfico, Censo da Educação Superior e PNADs). Ao combinar a equação compensadora com um modelo simplificado das entradas e saídas no mercado de trabalho, a metodologia proposta permite calcular a projeção ano a ano com resultados desagregados por sexo e grupos quinquenais de idade. O estudo apresenta também os resultados da aplicação dessa metodologia na simulação de cenários sobre a disponibilidade de profissionais com formação em cursos de engenharia, produção e construção, no mercado de trabalho brasileiro até 2020. Os cenários se diferenciam em função dos possíveis ritmos de expansão a serem observados no número de ingressantes e concluintes em cursos de ensino superior nessas áreas. Caso as tendências recentes se concretizarem, o mercado de trabalho brasileiro poderá contar, em 2020, com um estoque entre 1,9 e 2,3 milhões de pessoas formadas em engenharias por instituições brasileiras de ensino superior. Os resultados apontam ainda que serão observadas duas alterações relevantes: a feminização e o rejuvenescimento da força de trabalho com diploma nas áreas de engenharia.

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Publicado

2013-12-26

Como Citar

Pereira, R. H. M., Nascimento, P. A. M. M., & Araújo, T. C. (2013). Projeções de mão de obra qualificada no Brasil: cenários para a disponibilidade de engenheiros até 2020. Revista Brasileira De Estudos De População, 30(2), 519–548. Recuperado de https://www.rebep.org.br/revista/article/view/373

Edição

Seção

Artigos originais