Um estudo sobre os aspectos da dinâmica migratória internacional entre a microrregião de Governador Valadares e os Estados Unidos, 2000-2010

Autores

  • Leonardo Gomes de Sousa Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dimitri Fazito Departamento de Sociologia da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-30982016c0006

Palavras-chave:

Migração internacional. Estados Unidos. Microrregião de Governador Valadares.

Resumo

A microrregião de Governador Valadares (MGV) é a mais representativa no cenário da emigração internacional de brasileiros para os Estados Unidos. Entretanto, na década de 2000, ocorreram situações na origem e no destino que economicamente poderiam provocar uma diminuição ou estancamento do fluxo de migrantes. Esse artigo procura analisar a hipótese de que, mesmo num cenário aparentemente adverso, a migração continuou a ocorrer na região com força considerável durante a década de 2000. Para tanto, buscou-se compreender como foi estabelecida, na MGV, a situação da emigração para os Estados Unidos e sua aderência explicativa junto às teorias sobre migrações, bem como realizar uma verificação objetiva dos volumes e fluxos de migrantes contidos neste sistema migratório. Observou-se então que, entre 2000 e 2010, o sistema de migração estruturado pelas redes sociais pessoais e demais mecanismos de perpetuação existentes na região exerceram uma força responsável pela preservação de um fluxo considerável durante esse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Gomes de Sousa, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Demografia (CEDEPLAR/UFMG). Tem como interesses de pesquisa Mobilidade Humana, Redes Sociais, Tecnologias de Informação e Comunicação e Representações Sociais.

Dimitri Fazito, Departamento de Sociologia da UFMG

tem Doutorado em Demografia (CEDEPLAR/UFMG) e atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da UFMG. Tem como principais interesses de pesquisa Mobilidade Humana, Análise de Redes Sociais, Família, Globalização e Relações Internacionais.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

de Sousa, L. G., & Fazito, D. (2016). Um estudo sobre os aspectos da dinâmica migratória internacional entre a microrregião de Governador Valadares e os Estados Unidos, 2000-2010. Revista Brasileira De Estudos De População, 33(3), 567–590. https://doi.org/10.20947/S0102-30982016c0006

Edição

Seção

Artigos originais