Arranjos familiares e desempenho escolar de alunos do 5º e 9º anos no Brasil em 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0142%20%20

Palavras-chave:

Arranjos familiares, Desempenho escolar, Modelos Hierárquicos

Resumo

Os arranjos familiares têm se transformado a partir de diversos processos dinâmicos, como a redução da fecundidade, a emancipação da mulher e sua consequente inserção no mercado de trabalho, o aumento do número de divórcios e a ampliação da expectativa de vida. Essas transformações levaram a uma diminuição do tamanho das famílias e diversificação de sua composição. Diante do surgimento de novas estruturas familiares decorrentes da dinâmica social, este estudo analisa a relação dos arranjos familiares com o desempenho escolar dos alunos do 5º e 9º anos de escolas públicas no Brasil em 2015, a partir dos dados da Prova Brasil. A nota de matemática foi utilizada como medida de desempenho e os efeitos da família foram avaliados a partir da modelagem hierárquica dos dados. Os resultados demonstram pouco efeito dos arranjos familiares sobre a proficiência média em matemática, evidenciando que outros elementos e mediadores relacionados aos resultados escolares, tais como status socioeconômico, trajetória do aluno, hábitos escolares individuais e ambiente da escola, apresentam maior relação com o desempenho escolar do que a composição do arranjo por si só.

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Biografia do Autor

Larissa de Eleterio Lima, Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Mestre pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE - 2018), bacharel em Estatística pela Universidade Federal Fluminense (2015). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística. Foi bolsista FAPERJ durante 2 anos pela FIOCRUZ onde desenvolveu pesquisas na área de epidemiologia utilizando análise multivariada. Foi analista de dados na pesquisa Nascer saudável também pela fundação Oswaldo Cruz. Atualmente trabalha como analista de dados no Instituto Pereira Passos.

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

de Eleterio Lima, L., Alves de Carvalho, A. ., & Britz do Nascimento Silva, D. . (2021). Arranjos familiares e desempenho escolar de alunos do 5º e 9º anos no Brasil em 2015. Revista Brasileira De Estudos De População, 38, 1–23. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0142

Edição

Seção

Artigos originais