Estimativa de taxas de mortalidade por idade e sexo para pequenas áreas com regressão de TOPALS: uma aplicação para o Brasil em 2010

Autores

  • Marcos Roberto Gonzaga Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carl Paul Schmertmann Florida State University, USA

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-30982016c0009

Palavras-chave:

Mortalidade. Pequenas áreas. Método TOPALS. Regressão Poisson.

Resumo

A alta variabilidade dos dados nos registros vitais, em razão do baixo número de pessoas expostas, impõe sérios problemas para estimação da mortalidade por idade e sexo em pequenas áreas. Muitas abordagens atuais, incluindo as mais utilizadas no Brasil, estimam as taxas específicas de mortalidade assumindo pressupostos matemáticos rígidos sobre o verdadeiro padrão etário da mortalidade. Padronização indireta, por exemplo, assume que todas as áreas dentro de uma área maior (microrregiões em uma mesorregião, por exemplo) possuem um padrão de mortalidade idêntico, com diferença constante no nível das taxas logarítmicas por idade. Propomos um método estatístico mais flexível que combina regressão Poisson com um modelo relacional denominado TOPALS (DE BEER, 2012). Usamos o novo método para estimar as taxas específicas de mortalidade em pequenas áreas no Brasil (estados, mesorregiões, microrregiões e municípios) em 2010. Resultados para o estado de Minas Gerais mostram diferenças notáveis no padrão de mortalidade por idade entre pequenas áreas adjacentes, demonstrando as vantagens do uso de um método de estimação mais flexível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Gonzaga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pd.D., Demography, Center for Development and Urban Planning (CEDEPLAR), Federal University of Minas Gerais (UFMG). Areas of interest: methods for population forecasting, small area mortality estimations, health and disability transitions, formal demography, statistical demography.

Carl Paul Schmertmann, Florida State University, USA

Professor, Department of Economics, and Research Associate, Center for Demography and Population Health, Florida State University, USA. Ph.D., Economics, University of California-Berkeley. Areas of interest: statistical demography, formal demography, demographic methods.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Gonzaga, M. R., & Schmertmann, C. P. (2016). Estimativa de taxas de mortalidade por idade e sexo para pequenas áreas com regressão de TOPALS: uma aplicação para o Brasil em 2010. Revista Brasileira De Estudos De População, 33(3), 629–652. https://doi.org/10.20947/S0102-30982016c0009

Edição

Seção

Artigos originais